Calçado no Mundo página inicial | voltar

04/04/2008

Pierre Hardy: de bailarino à mago dos sapatos de luxo


clique nas fotos para ampliá-las

Até os trinta anos, Pierre Hardy foi bailarino e hoje é conhecido como o ‘mago dos sapatos de luxo’. Segundo ele, esta foi uma experiência que ajuda a ter consciência do próprio corpo. E que até hoje é útil para o seu trabalho de estilista. “Faço sapatos desde criança. Desde cedo tenho atração por calçados, diz Hardy.

A carreira do estilista começou na Christian Dior, depois foi para a Hermès e Balenciaga, duas maisons com as quais ainda colabora, embora tenha, em 1999 começado a desenhar as suas coleções, primeiro somente femininas e depois para homens.

Seus calçados são pequenas obras de arte, produtos sofisticados que conquistam compradores em todo o mundo, que vão ao prédio antigo, onde Pierre tem o seu atelier, junto ao Canal Saint-Martin, um local de Paris que virou moda.

“Gosto das coisas construídas, que evoluem de uma base geométrica. Por outro lado, prefiro o desenho à pintura, as linhas à cor”, disse Pierre Hardy, que apresentou, recentemente, sua coleção outono-inverno 2008-09, na qual muitos calçados harmonizam-se em torno da idéia do cubo, com aquela ponta de ironia típica de Hardy. ‘Os meus sapatos são muito franceses, cerebrais, rigorosos, um pouco masculinos mesmo quanto são destinados às mulheres. Há uma influência classista mais forte do que nos calçados italianos, onde prevalece a fantasia”, diz o estilista.

O último desafio de Pierre Hardy chama-se Gap para a qual desenhou alguns modelos. Quando perguntado se tem outros desafios no horizonte, como uma coleção prêt-à-porter ele declara: “Não, nesse ponto sou categórico. Os sapatos continuam sendo o meu mundo”.

(por Cláudia Martini, Milão)

Leia também:
Esprit aposta na Índia
Vuitton: problemas na China
Abertura em Xangai a primeira loja chinesa Valleverde
Sjang Van Hout é nomeado chairman da Aedt Footwear
Braccialini com Andrea Pfister aposta nos calçados
Valentino desembarca no México
O renascimento de Kélian

 
envie este texto
para um amigo
versão para impressão