Sapatos chineses pressionam os mercados europeus. No primeiro semestre de 2010, as importações da União Europeia de calçados made in China saltaram - segundo os dados provisórios do Eurostat - para 987 milhões de pares, assinalando um crescimento de 10,5%.em base anual.
No total, a EU adquiriu 1,3 bilhões de pares sapatos dos países externos, quase 9% a mais que os volumes importados no primeiro semestre de 2009. Dados que confirmam o predomínio indiscutível de Pequim, com três pares de sapatos a cada quatro, entre os de proveniência extra-UE que trazem a marca do Dragão.
O segundo fornecedor, com 115 milhões de pares, continua o Vietnã, que reduziu 0,4%, suas exportações para a Europa nesses primeiros seis meses de 2010.
Já a Índia cresceu 13% registrando 44,6 milhões de pares, enquanto a Indonésia teve queda de aproximadamente 6% em relação à primeira metade de 2009, caindo para o patamar de 41,5 milhões.
Brasil e Tunísia ganham terreno no Mercado Comum. Os sapatos
verde-e-amarelo superaram no semestre a margem dos 20 milhões de pares (+10%), enquanto a Tunísia assinalou progresso de 20%, enviando para o Velho Continente quase 14 milhões de pares.
Leia também:
• Parlamento Europeu aprova obrigatoriedade da marca de origem nos calçados importados
• Prada já tem projeto para importar identificando a origem: Prada Made In...
• EUA: chegam os impostos punitivos
• DESFILES MILÃO PRIMAVERA VERÃO 2011
|