Fórum Couromoda + São Paulo Prêt-à-Porter 2020

Já com a organização compartilhada com o Comitê Couromoda de Varejo, o Fórum do Varejo Couromoda 2020 repetirá a fórmula de sucesso em que as apresentações se repetem nos três dias, nos mesmos horários, permitindo ao lojista ver as conferências sem prejuízo à visitação aos estandes. A Couromoda 2020 ocorre de 13 a 15 de janeiro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Comitê Couromoda de Varejo é composto pela FecomercioSP, IBEVAR - Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo, LABFIN.PROVAR/FIA - Laboratório de Finanças e Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração, ABO2O - Associação Brasileira Online to Offline e ABIESV - Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos e Serviços para o Varejo.

As vagas são limitadas e preenchidas por ordem de inscrição.

Confira a programação abaixo >

DIAS 13, 14 e 15 DE JANEIRO | SEGUNDA, TERÇA E QUARTA

No Palco Couromoda


> 11:30 às 12:10
O VAREJO ONLINE, O OFFLINE E A NECESSÁRIA INTEGRAÇÃO DE CANAIS.
O QUE JÁ EXISTE? O QUE É POSSÍVEL FAZER DE PRÁTICO?

Integração entre o online e o off-line permanece na agenda dos empresários. Tema sempre atual e fundamental para o futuro dos negócios, principalmente com relação ao varejo, por isso está presente na pauta de todos os Congressos Mundiais de varejo nos últimos cinco anos.

Apresentação: ABO2O – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA ONLINE TO OFFLINE, pelo seu presidente Vitor Magnani, Head de Public Affairs da Loggi, fundador do Instituto Startups, professor na ESPM e do Instituto Europeodi Design.

> 14:00 às 14:40
LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS (LGPD) – LEI FEDERAL 13709/18
O PRAZO É CURTO E SUA EMPRESA VAI TER QUE SE ENQUADRAR!

Novas regras de uso dos bancos de dados e de informações cadastrais. Multas pesadas para quem não se enquadrar. O Brasil passa adotar a proteção legal aos dados pessoais a partir de agosto de 2020.Empresas de todos os portes e segmentos tem que se adaptar. O que evitar? O que fazer?

Apresentação: IBEVAR – Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo e Mercado de Consumo + LABFIN.PROVAR / FIA - Laboratório de Finanças e Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto deAdministração, pela Diretora Executiva Patricia Cotti, Mestre em Administração pela FEA/USP e especialista nas áreas de modelos de negócios de varejo, comportamento do consumidor, inovações e mercado físico-digital.

> 16:00 às 16:40
FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES, UM CAMINHO SEM VOLTA

Programas de fidelidade representam crescente importância para as vendas do varejo. Nos EUA 76% dos lojistas declararam que suas vendas em 2018 (IDC RETAIL INSIGHTS) tiveram relação direta com programas de lealdade/fidelidade. Considere esta ação em seu planejamento. Não perca mais tempo!

Apresentação: FIDELIMAX – empresa focada em fidelização de clientes e automação de marketing de relacionamento – pelo seu CEO e fundador Rodolfo Ferreira, com background em tecnologia, mestrado em engenharia e especialização em Growth Marketing. Atuou em diversas empresas do setor no Brasil, Canadá e Inglaterra.

> 18:00 às 18:40
TRANSFORMANDO EM VENDAS O ATENDIMENTO NA LOJA
Quanto se vendeu todos sabem, mas quanto se deixou de vender? Atender bem é obrigação, mas fazer com que o atendimento se transforme em vendas é o que faz a diferença. Com inteligência, estratégias e ferramentas práticas é possível monitorar e reverter o “só olhando” em vendas fechadas, otimizando a conversão, o ticket-médio e, consequentemente, o faturamento.

Apresentação: Canal do YouTube “FALANDO DE LOJA”, pelo seu criador, empresário Ermelino Espíndola, consultor e palestrante especialista em varejo, com mais de 30 anos de experiência. Autor do livro "Como Obter Sucesso em Vendas – Faça sua loja vender mais", com adaptação para e-book com o título "Vamos Falar de Loja?"

DIAS 14 DE JANEIRO | TERÇA-FEIRA

No Palco Couromoda


> 10:15 às 10:55
COMO EVITAR PROBLEMAS TRABALHISTAS NA INDÚSTRIA DA MODA?

Jornadas de Trabalho, Terceirização, Teletrabalho, Intermitente, Férias, Homologação e Rescisão. Aprenda a aplicar a Reforma Trabalhista com segurança.

Apresentação: FecomercioSP, por Eduardo Pastore, advogado, consultor trabalhista e mestre em Direito das Relações Sociais. Um dos principais nomes do mercado, especialista em assessoria jurídica trabalhista empresarial, membro do Conselho de Emprego e Relações do Trabalho da Fecomercio/SP

FÓRUM SÃO PAULO PRÊT-À-PORTER 2020

As statement bags, a fórmula para medir o retorno financeiro dos influenciadores no Instagram e o impacto das redes sociais no lifestyle e na comunicação de moda são os assuntos escolhidos para fazer parte da programação oficial do Fórum São Paulo Prêt-à-Porter 2020. Com duas palestras na terça-feira, dia 14 de janeiro, e uma na quarta-feira, dia 15, o evento sempre aborda temas que impactam diretamente nos empreendimentos da área de confecções e moda.

Confira a programação abaixo >

DIA 13 DE JANEIRO | SEGUNDA-FEIRA

No Palco Couromoda


> 15:00 às 15:40
SCHUTZ LOVERS: COMO A MARCA SE RELACIONA COM SUAS
CLIENTES E PERMANECE DESEJÁVEL POR TANTOS ANOS?

Apresentação: MELINE MOUMDJIAN, designer, consultora e coordenadora dos cursos Shoes & Bags do IED, recebe para um bate papo LUCIANA WODZIK, Head da grife Schutz. O objetivo é conhecer como a Schutz integra produto, moda e comunicação. Qual o impacto da comunicação digital nesta relação e como a marca responde aos anseios das suas consumidoras.

DIA 14 DE JANEIRO | TERÇA-FEIRA

No Palco Couromoda


> 12:30 às 13:10
STATEMENT BAGS: SE DECLARE ATRAVÉS DA SUA BOLSA

Apresentação: RAUL VIEIRA – Designer de produto pós-graduado em Design de Calçados e Bolsas pelo IED São Paulo, com mais de 10 anos de experiência no mercado de moda, nos segmentos de vestuário e acessórios, tendo passado por marcas como Carmim e Fellipe Krein, desenvolvendo produtos para Everlast e Red Nose, e hoje focado no segmento de acessórios através de consultoria para startups. Tem experiência em pesquisas, ilustração de moda, design de produto e desenvolvimento de novas propostas para o mercado. Realiza pesquisas internacionais nas principais capitais mundiais, além do trabalho com fornecedores, principalmente na Ásia. Atualmente, ministra aulas de desenvolvimento de coleção de bolsas no IED São Paulo e realiza projetos com a Moum House Creative Design Studio..

> 15:00 às 15:40
SAPATO NOVO É IMAGEM NOVA - O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO LIFESTYLE E NA COMUNICAÇÃO DE MODA

Apresentação: MELINE MOUMDJIAN – Designer de produto especializada em calçados e bolsas, Meline tem sua empresa de consultoria Moum House Creative Design Studio. O estúdio de design desenvolve projetos para empresas do mercado fabril e varejista, concebe novos conceitos, posiciona, reposiciona e cria marcas. Elabora a pesquisa do consumidor de forma a segmentar preferências e, a partir desta, projeta produtos atendendo necessidades específicas. Com 30 anos de experiência em projetos diversificados e de diferentes escalas, seu percurso como designer de acessórios passa pelo mercado do luxo, fast fashion e abrange também o desenvolvimento de produto. 
Formada em Comunicação Visual, é idealizadora, coordenadora e professora do curso de pós graduação em Design de Calçados e Bolsas do IED - Istituto Europeo di Design (desde 2008), assim como dos cursos de extensão voltados a este segmento. Leciona também no curso de Gestão de Moda na ECA-USP.

DIA 15 DE JANEIRO | QUARTA-FEIRA

No Palco Couromoda

> 15:00 às 15:40
INFLUENCIADORES NO INSTAGRAM: COMO MEDIR O RETORNO FINANCEIRO

Apresentação: FERNANDO SOUZA  Consultor e professor de Marketing Digital e Mídias Sociais, é também publicitário, palestrante e empreteco.Atuante no mercado digital há mais de 15 anos, é especialista em comunicação e mídias digitais. Docente na São Paulo Digital School e Mirago, entre outras, é também professor nas pós-graduações do IED, FIA e FEI, além de ministrar palestras e workshops para diversas instituições, entre as quais Globosat, Abbott, Ammo Varejo, Quiksilver, GO Eyewear (Cartier, Montblanc, Evoke, Ana Hickmann, etc) Kimberly & Clark, Votorantim Cimentos, GrupoDass, MIS, Shopping Eldorado, PUC-SP e ESALQ-USP. Desenvolveu projetos para empresas e marcas como Alpargatas, FundaçãoTelefônica, Projeto Aprendiz, ACN Brasil, Corinthians, Big X Picanha, Editora Abril, Ticket Edenred e Microsoft.