Home > Notícias
06/02/2019

Ação na Colômbia gera mais de US$ 1,4 milhão para empresas calçadistas brasileiras

Com 17 marcas calçadistas participantes, terminou na última sexta-feira (1º/02), a 3ª edição do Showroom Colômbia. O evento, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) no âmbito do Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), gerou US$ 1,47 milhão, somando negócios in loco e alinhavados.

O Showroom, que passou pelas cidades de Bogotá, Medellín e Cali, iniciou no dia 28 de janeiro com Seminário Preparatório sobre o mercado colombiano, com participações de Daniel Guimarães, da Secretaria de Promoção Comercial da Embaixada do Brasil na Colômbia; do diretor da Apex-Brasil naquele país, Carlos Badillo; e de comprador convidado da Calzados Caprino. No mesmo dia, calçadistas iniciaram a participação no showroom na cidade, onde ficaram até o dia seguinte. Após essa agenda, as marcas foram para Medellin, onde, além da mostra comercial, participaram de evento junto à imprensa colombiana com o apoio da Embaixada do Brasil naquele país - o Photocall -, encerrando a ação em Cali.

Expondo desde a primeira edição do Showroom Colômbia, a Calçados Ala saiu satisfeita da mostra. Para o gerente de exportação da empresa, José Luiz da Rocha, a continuidade da participação tem se efetivado num relacionamento fundamental para quem visa o incremento dos negócios naquele mercado. “Neste ano, além de receber compradores tradicionais, abrimos dois novos”, conta.

Estreante no evento, a Savelli teve expectativas superadas. A gerente de exportação da empresa, Bruna Pini, conta que o resultado foi surpreendente, com muitos novos contatos. “O feedback para o nosso produto também foi muito bom. Apesar de os compradores serem sensíveis ao preço, eles reconhecem a qualidade do nosso calçado e o valor agregado que traz, especialmente por ser todo em couro”, avalia, destacando ainda a oportunidade do Seminário Preparatório, que trouxe informações relevantes e fundamentais sobre o mercado colombiano.

Mercado
Com o consumo doméstico de calçados em crescimento (2,3% maior em 2018), o mercado colombiano é o sétimo destino internacional do produto brasileiro. Em 2018, foram exportados para lá 7,5 milhões de pares, 1% mais do que em 2017. No Showroom, além dos principais players do varejo local, visitaram as marcas brasileiras compradores da América Central, especialmente de Porto Rico.

Participaram da missão comercial as marcas Ala, Zatz, Stéphanie Classic, Petite Jolie, Usaflex, Suzana Santos, Renata Mello, Klin, Via Uno, Kildare, Sandálias DuRio, Savelli, Smidt, DOK, Kolosh Brasil, Mississipi e Tanara.