Home > Notícias
18/10/2018

Calçadistas do Vale do Sinos conhecem detalhes do perfil do varejo brasileiro de calçados

Tal como havia sido em São João Batista/SC no dia anterior, a apresentação da 3ª Pesquisa Perfil do Varejo Brasileiro do Calçado atraiu um grande número de profissionais da indústria calçadista do Vale do Sinos na última terça-feira, dia 16, em Novo Hamburgo/RS. Cerca de 60 pessoas estiveram na sede da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) para conhecer o perfil atualizado do comércio calçadista nacional, elaborado e apresentado pelo diretor do Fórum Couromoda, Airton Manoel Dias.

O estudo, que envolveu 467 lojas, com mais de 2,2 mil pontos de venda de todo o Brasil, é patrocinado pela COUROMODA e está sendo apresentado nos principais clusters calçadistas do Brasil. (Veja as próximas etapas no roteiro abaixo)

Na abertura da apresentação, o diretor geral da Couromoda, Jeferson Santos, destacou a importância de compartilhar as informações da pesquisa com as empresas do setor e a confiança da companhia na retomada eminente do crescimento do setor. “Após as eleições, o mercado vai começar a movimentar-se novamente. Em seguida, terá início o melhor período de vendas do ano, o que terá reflexos sobre os negócios durante a feira e o ano. 2019 certamente será um ano positivo para toda a cadeia produtiva”, afirmou Santos, acompanhado do presidente da Abicalçados, Heitorn Klein.

Durante cerca de uma hora e 20 minutos, Airton Manoel Dias mostrou as mudanças que o varejo calçadista brasileiro registra desde a última edição da pesquisa, em 2014. Em cerca de quatro anos, apesar das dificuldades econômicas, o segmento cresceu, modernizou-se e profissionalizou-se.

Crescimento do digital
A evolução no período evidencia-se no crescimento das vendas digitais, que já são feitas por 29,8% das lojas (ante 11% de 2014), na utilização de sistemas de gestão próprios ou de terceiros (64,6% das lojas) e na redução do estoque (em 2014, era de 114 dias. Hoje, é de 96), o que impõem mudanças na política de distribuição das indústrias calçadistas. Outros dados que a pesquisa aponta são a queda acentuada das lojas mistas (de 63% em 2014 para 29% em 2018) e a formação de pequenas redes estaduais de dois a cinco pontos de vendas, que ganham espaço no mercado.

“Redes estaduais com este perfil já são 213 e as nacionais totalizam 19. Já as lojas com apenas um ponto totalizam 235. Estas e outras informações importantes são fundamentais para as indústrias se prepararem melhor para vender mais”, enfatizou Dias, que nas próximas semanas apresentará os resultados do estudo em Franca e Birigui/SP.

A Pesquisa Perfil do Varejo Brasileiro do Calçado tem apoio oficial da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) e da Associação Brasileira dos Lojistas de Artefatos e Calçados (Ablac).

ALGUMAS REVELAÇÕES DA PESQUISA
> 29,8% das lojas já realizam vendas virtuais, ante 11% de 2014
> 64,6% utilizam sistemas de gestão próprios ou de terceiros
> Em 2014, estoque médio era de 114 dias. Hoje, é de 96 dias
> No período, reduziu-se significativamente o número de lojas mistas, de 63% para 29%
> Das 467 lojas pesquisadas, 235 possuem apenas um ponto de venda
> Cresce a formação de redes de lojas estaduais, que já são 213
> 32,1% das lojas faturam menos de R$ 100 mil e 17,1%, entre R$ 100 mil e 150 mil ao mês
> 85,4% pertencem ao Simples Nacional

ROTEIRO >
> 25/10 (quinta-feira) - Franca/SP
Auditório do Senai (Av. Pres. Vargas, 2500 - Cidade Nova)
> 06/11 (terça-feira) - Birigui/SP
Sede do Sindicato das Indústrias (R. Roberto Clark, 460 - Centro)

PROGRAMAÇÃO >
Início: 19h30min
Confraternização: a partir da 20h45min
Acesso: Gratuito para representantes da indústria e convidados, mediante inscrição prévia pelo e-mail
comercial@couromoda.com.br
Organização e patrocínio: COUROMODA
Apoio oficial: ABICALÇADOS e ABLAC