Home > Notícias
10/09/2018

Canal de Venda B2B Digital é tema do Seminário Comercial da COUROMODA, evento que faz parte da programação oficial da Semana do Calçado 2018

"Faça a diferença" é o slogan da Semana do Calçado 2018, que reunirá sete atividades promovidas por entidades do setor coureiro-calçadista, no período de 16 a 27 de setembro, na cidade de Novo Hamburgo/RS. O lançamento do evento ocorreu na última quinta-feira, na sede do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), com a presença de dirigentes das entidades envolvidas na organização e execução da programação: COUROMODA, Abicalçados, Abrameq, ACI/NH Assintecal, CICB, Fenac e e Sebrae-RS.

O aumento da competitividade do calçado brasileiro frente ao mercado global exige adaptação do setor, que não depende mais de preços, e sim de valor agregado, design e tecnologias que resultem em conforto, performance e sustentabilidade que possam ser percebidos pelo consumidor final.

As novas tecnologias, como IoT (internet das coisas), cloudcomputing, big data, RFID, virtualização, inteligência artificial, realidade virtual e impressão 3D, entre outras, fazem parte do dia a dia de empreas de todos os segmentos e exigem adequações.

Inscrições podem ser feitas pelo site www.semanadocalcado.com.br ou diretamente com a entidade responsável por cada atividade prevista.

PROGRAMAÇÃO
IBTeCHDAY – 16 de setembro
É a atividade que abre a Semana do Calçado. Este ano, o IBTeCtraz uma inovação para sua maratona de desafios tecnológicos, a possibilidade de participações a distância, a partir de um link de comunicação, o que dá projeção nacional ao evento.

Com inscrições abertas até dia 12 de setembro, o IBTeCHDAY será realizado dia 16 de setembro, domingo, das 8h às 19h, na sede do IBTeC (Rua Araxá, 750 – Novo Hamburgo). Podem participar startups, grupos de estudantes e micro e pequenas empresas, em formação de grupos de até quatro integrantes (a participação pode ser também individual). O número de vagas é limitado a 120 participantes presenciais e 40 no módulo online.

A maratona de desafios tecnológicos tem como objetivos buscar soluções tecnológicas para os principais gargalos do setor e identificar potenciais projetos inovadores, estruturando rede colaborativa para o desenvolvimento de inovações e integrando profissionais e empresas de diversas áreas do conhecimento.

Idealizada pelo IBTeC, a maratona tem como parceiros Sebrae, Tecnosinos, Feevale Techpark e Tecnopuc.

Materioteca – 18 e 19 de setembro
Nos dias 18 e 19 de setembro, terça e quarta-feira, Assintecal e Sebrae realizarão na sede do Instituto by Brasil (Rua Júlio de Castilhos, 526, em Novo Hamburgo), a Materioteca. Nos dois dias, empresas do setor coureiro calçadista poderão visitar a mostra, no horário das 13h30min às 17h, para conhecer os materiais expostos pelos associados da Assintecal. O propósito é auxiliar empresas na busca de novos fornecedores e de inspirações para suas coleções. Os atendimentos serão individualizados e agendados antecipadamente. Entre os materiais que poderão ser vistos, estarão tecidos, couros, enfeites, saltos e solados.

Seminário Comercial – 18 e 19 de setembro
O Seminário Comercial terá dois eventos este ano. No dia 18, Mauricio Di Bonifacio falará na sede da ACI-NH/CB/EV, a partir das 17h, sobre "Canal de Venda B2B Digital e seu uso na Indústria Calçadista".

Empreendedor e co-founder da Fast Channel e da Vertis, o palestrante tem 20 anos de experiência no mercado digital, atuando na transformação digital do canal de vendas, através de iniciativas e-Commerce B2B e B2C. É especialista em levar empresas para o mundo digital, aliando vendas, marketing digital e tecnologia. Participou de alguns dos principais projetos de e-commerce no Brasil em empresas como Fast Shop, Camicado, Goodyear, Della Via Pneus, Arcelor Mittal, Giuliana Flores, Zelo, Preçolândia, MMartan, Corona e outros. Com mestrado e graduação pela USP, é palestrante, escritor e professor.

No dia 19 de setembro, quarta-feira, das 8h às 10h, o Seminário Comercial realizado pela Fenac e pelo Sebrae trará um palestrante de renome nacional para falar sobre vendas. "Estratégias inteligentes: transforme dificuldades em vendas" é o tema que será ser abordado por Ricardo Felipe Lemos. Administrador de empresas, mestre em administração e negócios, especialista em administração de marketing, inovação e difusão tecnologica e consultor de marketing e vendas, além de autor de livros de vendas, o palestrante vai focar no encontro a discussão de novas maneiras de pensar, trabalhar e se comportar frente às mudanças impostas pelo mercado. Professor de MBA de Gestão Comercial, Master Practitioner em Neurolinguistica, atua em vendas desde 1994.

A palestra será realizada no Auditório 2 da Fenac – Rua Araxá, 505. As inscrições são gratuitas e devem ser confirmadas pelo e-mail wesleyc@sebraers.com.br. Os organizadores solicitam a doação de alimentos não-perecíveis, cuja arrecadação será doada para a Horta Comunitária Joanna de Ângelis.

FF Meeting – Encontro de Parceiros – 24 de setembro
Promovido pela Abrameq, o FF Meeting – Encontro de Parceiros será realizado no dia 24 de setembro, segunda-feira, das 13h30min às 15h30min, no Salão de Eventos do IBTeC (rua Araxá, 750).

O encontro é apoiado por Abicalçados, CICB e Assintecal e reúniráentidades representativas do setor coureiro-calçadista e entidades de setores afins, com o objetivo de criar engajamento e debater a Indústria 4.0 no Brasil e no mundo.Aatravés de debates da Indústria 4.0, os organizadores pretendem mobilizar empresários para um movimento contínuo de modernização de empresas calçadistas, de máquinas e de componentes.

Análise de Cenários – 25 de setembro
"Análise de Cenários" é uma atividade que já faz parte da tradição da Abiclaçados, da Assintecal e do CICB. Trata-se de um encontro semestral de empresários e lideranças do setor calçadista para debater o cenário econômico, político e social, projetando o cenário para o próximo semestre.

O doutor em economia e professor do Programa de Pós-Graduação em Economia da UnisinosMarcos Lélis é o palestrante do evento, no dia 25 de setembro, das 18h30min às 20h30min, no Hotel Locanda (Rua Wendelino Henrique Klaser, 35 - Bairro Ideal, Novo Hamburgo).As inscrições são gratuitas para os associados de Abicalçados, Assintecal, CICB, IBTeC, Abrameq e Abiacav. Os não-sócios pagam R$50,00.

4º Forum IBTeC de Inovação – 26 de setembro
Marcado para as 16h30min do dia 26 de setembro, no Hotel Locanda, o evento tem como proposta disseminar o conceito de inovação através de palestras e debates, agregando novos conhecimentos, perspectivas e inspirando os setores envolvidos, a fim de promover a inovação como um diferencial competitivo para a disseminação de conhecimento e inspiração para empresas do setor coureiro-calçadista, confecção, têxtil e EPIs.

A programação se iniciará com a premiação dos vencedores do IBTeCHDAY, a maratona tecnológica promovida pelo IBTeC no dia 16 de setembro.Em seguida, Márcio Belli, diretor da Operacional Solution, fará a primeira palestra da tarde, falando sobre "Gestão informatizada da manufatura e a indústria 4.0".

Na sequência, será apresentado o Painel Exclusivo Debates, com mediação da jornalista Mary Silva. Os cases apresentados serão Inovação na cadeia de suprimento: Suprimentos indiretos também são estratégicos, com o diretor de gestão comercial da BR Supply, Eliandro Arena dos Santos. Na sequência, o tema será Design e inovação, uma abordagem para servir, com o gerente da Grendene S/A, Leonardo Schnorr. Para finalizar, Guilherme Artiles, co-founder e COO do Marketplace da HubSales, falará sobre A revolução digital e o modelo de negócio marketplace: para onde vamos?

O encerramento do fórum está a cargo de Marcelo de Elias, um dos maiores especialistas em gestão de mudanças e inovação no país. Palestrante internacional, requisitado como referência em futuro e as mudanças que a inovação apresentará nos próximos anos, já foi assistido por mais de 25 mil pessoas, em mais de 100 cidades no Brasil e no exterior.

Também acumula experiências como executivo de Recursos Humanos e professor da FGV, Fundação Dom Cabral e Franklin Covey. Como empreendedor e empresário, é diretor da consultoria Academia de Empresas. Marcelo de Elias é ainda fundador da Universidade da Mudança, portal de conteúdo sobre mudanças, e assina colunas em sites e revistas, além de ser coautor do livro "Ser Mais em Gestão de Pessoas" e autor do audiolivrobestseller "Como ser um RH Estratégico".

FF EXCHANGE – 27 de setembro
Para finalizar a programação da Semana do Calçado, Abicalçados, Abrameq, Assintecal e CICB realizarão no dia 27 de setembro, o evento FF Exchange – novos negócios para a indústria coureiro calçadista.

Trata-se de uma rodada de negócios que tem o objetivo de fomentar relacionamento entre empresas e fornecedores do setor coureiro-calçadista visando geração de negócios que solucionem os gargalos do setor.O evento será realizado no formato de rodadas setoriais, com três minutos para cada empresa fornecedora apresentar-se a cada uma das empresas compradoras, agilizando o processo e tornando a informação mais objetiva e direta ao ponto.

Podem participar, como empresas âncoras, indústrias calçadistas, curtumes, fabricantes de máquinas e produtores de componentes. Como fornecedoras, poderão participar empresas vinculadas às áreas de gestão e TI, e-commerce e manufatura avançada.

O FF Exchange será realizado no dia 27 de setembro, das 14h às 16h, na sede do IBTeC (Rua Araxá, 750).