Home > Notícias
08/02/2018

SPK Shoes: inovação no DNA

Uma marca criada há três anos e que fez sua estreia na COUROMODA 2018 chamou a atenção de um grande número de lojistas pela proposta inovadora de sua coleção e pelo seu projeto de expansão no varejo. Fundada pelo empresário Vayner Machado, um dos sócios da Freeway, indústria de calçados masculinos de Franca/SP, a SPK Shoes resgata a tradição da cidade de produzir sapatos com couro natural.

“A visitação ao nosso estande foi muito boa e recebemos somente elogios aos nossos produtos”, explica a diretora Maysa Mitidieri. O carro chefe são as linhas de sapatos casuais, botas e sapatos sociais masculinos despojados produzidas de forma artesanal. Na feira, a empresa também apresentou sua primeira coleção feminina, composta de botas e modelos Oxford com sola pré-frezada, que igualmente obteve boa aceitação entre os visitantes.

“Escolhemos a Couromoda para fazer a apresentação da marca e nossa proposta de trabalho pelo profissionalismo da feira”, enfatiza Machado, salientando a ótima visitação, a boa divulgação e os excelentes negócios realizados durante o evento.

Tanto quanto os produtos, o estande da SPK também chamou a atenção durante a feira pelo seu perfil diferenciado e pelos materiais utilizados. O estande é, na verdade, o modelo de uma loja própria que a empresa pretende instalar, ainda em 2018, no Ribeirão Shopping, em Ribeirão Preto/SP. Chapas de aço oxidadas com vinagre, perfis e vigas Gerdau e iluminação que valoriza os produtos são algumas das características do projeto piloto, que servirá de base à abertura de franquias da marca, nos próximos anos, por todo o Brasil.

Projeto de atuação 
O estande foi todo produzido em Franca e o projeto de atuação no varejo ainda está sendo definido, afirma Maysa. Mas, conforme a diretora, mesmo com a abertura de lojas próprias e franquias, a empresa vai manter o atendimento a multimarcas de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, entre outros estados. E, para aumentar sua presença no mercado brasileiro, está negociando com representantes de diversas regiões.

“Vamos crescer e oferecer mais novidades em breve”, acrescenta Vayner Machado. A produção da empresa deve atingir a faixa de 400 pares diários (hoje são cerca de 200) e incluir couros com acabamentos naturais e inovadores. Para isso, o Curtume Tropical, ao qual a empresa está ligada, atua em parceria com fornecedores da área química para desenvolver um couro livre de metais.“Acreditamos que o lançamento será possível até o final deste ano”, destaca Machado.

O curtume também atua em conjunto com o Instituto de Design de Franca e utiliza a mais moderna tecnologia para transformação da matéria-prima natural. “O que nos move é o desafio maior de atender ao mercado com produtos inovadores e assegurar que nossas atividades sejam desenvolvidas de forma segura e respeitem a legislação ambiental”, finaliza.