Home > Notícias
08/08/2018

Designer René Caovilla completa 80 anos, 60 deles dedicados à criação de calçados

René Caovilla completou 80 anos. Em seus calcanhares, seis décadas de criação de sapatos femininos suspensos sobre saltos vertiginosos. Como a sandália Snake, criada em 1975 (o nome vem das tiras em forma de serpente, derivadas de uma pulseira da época romana), exibida no Moma, em Nova York, e que posteriormente veio a se tornar símbolo da grife. Dos anos 1970 ao alvorecer do terceiro milênio, Caovilla colaborou com Valentino, Dior na era Galliano e Chanel com Lagerfeld. As criações de Caovilla, adoradas por célebres nomes que vão de Nancy Reagan a Lady D, hoje aparecem no tapete vermelho aos pés de Nicole Kidman e Rihanna.

Expansão por franquias para as marcas Capodarte e Dumond
O Grupo Paquetá, que reúne as marcas Paquetá, Gaston, Paquetá Esportes, Esposende, Dumond, Capodarte, Ateliermix e Ortopé, anunciou novo plano de expansão por meio de franquias para as marcas Capodarte e Dumond e meta de fechar 2018 com 100 lojas. A novidade está em um novo modelo de franquia, que segue a tendência de interiorização e adaptação da marca Capodarte para atingir cidades com menos de 200 mil habitantes. O novo modelo Light buscou na arquitetura as soluções para viabilizar o negócio sem, contudo, perder a contemporaneidade, sofisticação, qualidade e experiência de compra da marca. “Nossos arquitetos buscaram soluções, principalmente em materiais, para chegar a um resultado que não alterasse o padrão e o DNA da Capodarte”, explica Guilherme Brown, Gerente de Expansão do Grupo Paquetá.

ITE Group compra as feiras Pure London e Spring and Autumn Fairs por € 336 milhões
A Ascential Events passa para as mãos dos britânicos do ITE Group. O pacote, de propriedade da Ascential e que inclui, entre outros nomes, a feira de moda Pure London (22 a 24 de julho) e a Spring and Autumn Fairs, foi adquirido por um valor de € 336 milhões. O ITE Group, que já lidera as feiras Moda, Scoop e Jacket Required, controla todos os principais salões de B2B do Reino Unido. No portfólio da Ascential, matriz da empresa de previsão de tendências WGSN, permanecem o World Retail Congress e o festival de criatividade Cannes Lions. "Esse portfólio de exposições altamente complementares ajudará a nos impulsionar em direção à nossa visão de sermos líderes mundiais de eventos orientados a conteúdo e imperdíveis", afirma Mark Shashoua.

Para o consultor da Abicalçados, etiquetagem de calçados trará benefícios ao setor
Está em vigor, desde final do mês de julho, a norma que padroniza a etiquetagem de composição de calçados. A partir de agora, os mais de 900 milhões de pares produzidos no Brasil deverão conter uma etiqueta com informações como nome da marca, composição (materiais predominantes) e país de origem. O consultor da Abicalçados Igor Hoelscher destaca que a etiquetagem trará benefícios ao consumidor, que terá a informação detalhada sobre o produto, facilitará a fiscalização e diminuirá as chances de pirataria, promovendo a concorrência leal. A orientação é de que as empresas adotem a etiquetagem imediatamente, para evitar possíveis autuações do Procon, em vista do Código de Defesa do Consumidor.

Política de Trump gera retaliações, adverte ministro iraniano Mohammad Shariatmadari 
A guerra comercial amplia os horizontes e envolve o Irã, que havia aberto suas fronteiras após a revogação do embargo internacional em janeiro de 2016. Diversas marcas de luxo já faziam estudos para fazer investimentos no país, que, apesar do regime ultraconservador, é considerado por analistas uma nação jovem e rica, graças ao petróleo, a ponto de ter perspectivas empolgantes de crescimento comercial, já que a renda per capita é a mais alta do Oriente Médio. Uma perspectiva que poderia mudar, porque o Irã estaria proibindo a importação de mais de 1.300 produtos, incluindo roupas, calçados e artigos de couro. O ministro da Indústria e Comércio, Mohammad Shariatmadari, elaborou uma lista de 1.339 produtos importados que “poderiam ser fabricados dentro do país”, segundo o jornal iraniano Financial Tribune, citando um documento oficial. Essa seria uma resposta às ameaças de embargo dos Estados Unidos ao petróleo iraniano.

Colaborou Lorenzo Raggi (FotoShoe Magazine - Milão/Itália)

Leia as colunas anteriores:
31/07/2018
10/07/2018

29/06/2018
21/06/2018
30/06/2018