Home > Notícias
30/08/2019

Do mundo clássico ao contemporâneo, calçados ganham exposição em Florença

Uma exposição dedicada ao calçado chamada “Aos pés dos deuses. Os calçados do mundo clássico ao contemporâneo” estará em exibição no Museu do Traje do Palazzo Pitti, em Florença, na Itáli8a, a partir de 16 de dezembro.

“Estarão expostos os principais tipos de sapatos usados no período a partir do século V a.C., achados em contextos arqueológicos do norte da Europa”, explicam os organizadores.

Representações sobre relevos, vasos figurativos e estátuas integrarão o núcleo arqueológico, ao qual se juntará uma seção dedicada à fortuna do calçado antigo na cultura do século XX, por meio de dois pontos de vista complementares: moda e cinema.

Os sapatos dos principais estilistas italianos do século passado serão exibidos juntamente com os modelos da mais famosa fabricante de calçados italiana para cinema, a Pompei Shoes, presente em verdadeiros clássicos, de Cleópatra a Quo Vadis, de Ben Hur a Gladiador.

Pelas obras expostas, a história, o papel social e o valor simbólico do calçado serão reconstruídos do mundo clássico para o contemporâneo.

Leia também:
Produção mundial de calçados volta a crescer
Nike Adventure Club: calçados infantis por assinatura. Será que vai funcionar?
Colosso do e-commerce, alemã Zalando registra faturamento de 1,6 bihão de euros no trimestre
Under Armour: situação alarmante