Home > Notícias
13/01/2019

Entusiasta do setor calçadista, João Doria presidirá a cerimônia oficial de abertura da COUROMODA 2019; diversas autoridades confirmam presença

O governador de São Paulo, João Doria, confirmou presença na abertura oficial da Couromoda 2019, que ocorre ao meio dia de 14 de janeiro, próxima segunda-feira, no Expo Center Norte, na capital paulista. Ele presidirá a cerimônia oficial de abertura da mostra segue até o dia 17 de janeiro (quinta) e apresentará cerca de 2.000 coleções de calçados, bolsas, acessórios e confecções para mais de 31 mil visitantes profissionais, oriundos de todo o Brasil e também de outros 50 países.

Grande conhecedor e incentivador do setor calçadista, Doria tem uma relação proxima com a COUROMODA, tendo sido o responsável por levar o evento do Rio de Janeiro para São Paulo, em 1986. O governador de São Paulo é um enstusiasta de setores produtivos inovadores e desbravadores de mercado, que é o caso do calçado, e sempre se mostrou um apoiador da indústria do estado, notadamente nas cidades de Franca, Birigui e Jaú.

Números de São Paulo
Os principais polos no estado de São Paulo são, Franca, Birigui e Jaú. Conforme dados do Relatório Setorial da Indústria de Calçados de 2018 (com dados de 2017), versão mais atualizada disponível, elaborado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), das esteiras das fábricas paulistas saíram 71,7 milhões de pares, que representa 7,9% do total produzido no Brasil.

As exportações da indústrias do estado renderam US$ 113,7 milhões e representam 10,4% do montante total obtido pelo Brasil no segmento, situando São Paulo na terceira posição em termos de valores, sendo superado por Rio Grande do Sul e Ceará. Em termos de volume, foram enviados ao exterior 7,4 milhões de pares enviados, o que garante a quinta colocação nacional.

Ao todo, São Paulo conta com 2.222 empresas, que geram 38.500 empregos diretos. Trata-se, portanto, de um importante segmento da economia estadual e grande gerador de postos de trabalho e de tributos e divisas.

Governador do RS confirma presença
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também estará presente na cerimônia de abertura da Couromoda 2019, reconhecendo a relevância do segmento para o estado gaúcho. Será a primeira agenda oficial de Leite fora do estado desde que assumiu como governador. (Veja matéria completa aqui).

Além dos goverandores de São Paulo e Rio Grande do Sul, confirmaram presença na abertura oficial da feira os secretários de São Paulo Vinicius Lummertz (Turismo), Patrícia Ellen (Desenvolvimento Econômico), Alexandre Baldy (Transportes Metropolitanos), deputados federais e estaduais, prefeitos, expositores, lojistas e dirigentes setoriais.