Home > Notícias
09/03/2020

Fimec reúne cadeia coureiro-calçadista de 10 a 12 de março; Couromoda tem espaço na mostra para receber clientes e amigos

A Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes) é a única feira do mundo que tem tudo, pois reúne toda a operação do setor coureiro-calçadista em um mesmo local. A 44ª edição começa nesta terça-feira (10) e segue até o dia 12 de março, das 13 às 20 horas, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS. Da produção à logística, a feira apresentará novidades em couros e peles, produtos químicos, componentes, máquinas, tecnologia e inovação para o setor calçadista. A Couromoda terá um estande dentro na Fimec para receber clientes, parceiros e amigos.

COUROMODA NA FIMEC
> Rua C 2084

Reconhecida como a maior feira do setor da América Latina, durante três dias a Fimec reunirá centenas de expositores com lançamentos de produtos, tecnologias e serviços, além de milhares de visitantes qualificados, proporcionando o ambiente ideal para prospecção e fechamento de negócios. Nesta edição da feira, será recebida uma caravana de compradores internacionais da América Latina. Serão diversas empresas do Equador, Colômbia, Guatemala, Peru e Argentina, com profissionais do setor coureiro-calçadista em busca de soluções em tecnologia e maquinários para seus parques fabris. As caravanas são uma iniciativa da Fenac em parceria com as entidades CALTU (Câmara Nacional de Calzado), ACICAM (Asociación Colombiana de Industriales del Calzado, el Cuero y sus Manufacturas) e CIG (Câmara Industria de Guatemala).

A Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e a Abrameq (Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins), por sua vez, promovem o Projeto Comprador Fimec, que trará compradores de países como Alemanha, Colômbia, México, República Dominicana e Rússia. As rodadas acontecerão nos dias 9 e 10 de março a partir das 9h, na Sala Agostinho Cavasotto (Fenac), e no dia 10 de março das 15h às 19h, no Estande da Assintecal. Além disso, todos os compradores internacionais participarão de visitas guiadas junto aos expositores da Fimec.

3º Fórum Fimec traz conteúdo transformador à indústria
O Fórum Fimec chega a sua 3ª edição com conteúdo transformador para movimentar a indústria. O evento reúne profissionais de referência nacional e internacional, buscando potencializar o desenvolvimento do mercado através de debates sobre temas relevantes. O fórum acontecerá no dia 11 de março, das 9 às 13 horas, no contraturno do segundo dia da 44ª Fimec.

Através de palestras e painéis, o Fórum Fimec promoverá networking e atualização profissional. “Além das palestras, nós teremos dois painéis muito interessantes, com temáticas que estão presentes no dia a dia dos fabricantes de calçados, couros e empresas de outros setores. Falaremos sobre exportação de calçados, além de um painel sobre sucessão familiar nas indústrias, que é um assunto muito vigente e tão importante para o sucesso e longevidade das empresas”, destaca Marcio Jung, diretor-presidente da Fenac.

Os ingressos podem ser adquiridos através do site www.fimec.com.br/forum, onde também é possível verificar a programação completa. O Fórum Fimec tem patrocínio Orisol do Brasil e Colorgraf, apoio master da Universidade Feevale e apoio do SEBRAE RS e das entidades do setor coureiro-calçadista.

11ª Fábrica Conceito será uma edição de recordes
A Fábrica Conceito é um projeto realizado pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Fenac e Coelho Assessoria Empresarial. A proposta da ação é apresentar aos visitantes da Fimec a aplicabilidade dos processos tecnológicos, logísticos e produtos expostos na Fimec, a partir da fabricação de calçados em tempo real. Em um espaço de 1.100 m², o projeto deste ano terá números recordes - serão seis linhas de produção, que responderão por 17 modelos de calçados, sendo 16 femininos e um masculino.

Em sua 11ª edição, a Fábrica Conceito terá como parceiras as empresas CalçadosRamarim e Grupo Arezzo. A Escola do Calçado Senai participará com uma linha de produção de modelos desenvolvidos pelos alunos do curso de formação de técnicos de calçados. O responsável pela coordenação da fábrica e gestor da área de consultoria técnica do IBTeC, Paulo Model, destaca que será a edição mais complexa do projeto. “Com mais de 90 empresas participando, a Fábrica Conceito 2020 contará com um total de 50 operários e 40 alunos do Senai, que serão responsáveis pela produção de cerca de 3.500 pares, nos três dias da feira. O projeto usará 132 máquinas e equipamentos”, detalha.

Influência dos games no comportamento será o tema do Estúdio Fimec
O Estúdio Fimec, experiência conceitual dentro da Fimec, chega à edição 2020 com uma temática inovadora e que provocará a indústria de calçados e acessórios. O espaço, que será chamado de Estúdio On, buscará pensar a influência dos jogos eletrônicos no comportamento de consumo. Um espaço dedicado a pensar o futuro da moda, do desenvolvimento de produtos e mesmo do consumo.

O projeto é uma realização da Fenac com a Coelho Assessoria Empresarial. O conteúdo fica a cargo do Studio 10 que coordena todo o trabalho de pesquisa com o Centro de Design da Universidade Feevale. “Sejam de quais forem as gerações a que pertençam, grande parte da população, hoje, é adepta dos jogos em computadores ou smartphones. Imigrantes ou nativos digitais já se relacionam intimamente com o tema da ‘gameficação’ dos comportamentos, que é o fato de assimilarem a linguagem dos games nos mais diversos momentos e situações do dia a dia”, contextualiza o estilista e diretor da Studio 10, Christian Thomas.

Feira conta com programação de pocket palestras
Reconhecida como uma tradicional plataforma para compartilhar conhecimento, a Fimec, através de suas atrações e entidades parceiras, oferecerá pocket palestras em sua 44ª edição. A feira contará com três espaços distintos, onde serão abordadas temáticas diferenciadas e relevantes para profissionais do setor. Entre as atividades estão as Pocket Palestras Sicredi, promovidas pela patrocinadora oficial da Fimec 2020: a Sicredi Pioneira RS. As atividades acontecerão no estande da cooperativa, localizado no Corredor D – Pavilhão 01, em frente ao Estúdio Fimec. Cenário econômico, investimentos e gestão da mudança organizacional são algumas das temáticas das pocket palestras promovidas neste espaço.

Outro espaço confirmado são as Pocket Palestras Fábrica Conceito, projeto realizado pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Fenac e Coelho Assessoria Empresarial. As atividades ocorrerão no corredor D – Pavilhão 1, em frente ao Estúdio Fimec, com palestras ministradas por diferentes empresas. Tecnologia, inovação e indústria 4.0 serão algumas das temáticas das pocket palestras da Fábrica Conceito. A feira ainda contará com o ambiente Abrameq Espaço Conteúdo, promovido pela Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins, com pocket palestras nos três dias de feira. Localizado no estande 2060/2061 – Corredor B – Pavilhão 2, o espaço reúne temáticas pertinentes do segmento coureiro e químico.

A programação completa de cada espaço pode ser conferida no site http://www.fimec.com.br/a-fimec#Programacao. Para participar das pocket palestras, basta comparecer no local e horário da atividade escolhida. Não há necessidade de inscrição prévia.

Fenac cria plano de ações extraordinário para o evento por conta da epidemia da Coronavírus
Frente à situação mundial do coronavírus, a Fenac, junto com a Secretaria de Saúde de Novo Hamburgo (SMS), Vigilância Sanitária e o médico infectologista Renato Cassol, com experiência em controle de infecções dos Hospitais Conceição e Santa Casa, que está atuando como consultor do evento, criou um plano extraordinário para a feira, visando à saúde de todos colaboradores, visitantes e expositores, além da população do Município.

Veja o que contempla o plano criado especialmente para o evento:
1 – Adaptações no Ambulatório existente dentro dos pavilhões;
2 - Estande da Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo dentro da feira para orientações e conscientização;
3 – Distribuição de álcool gel para todo o público, além de instalação de dispensadores do produto nas dependências dos pavilhões;
4 – Investimento em máscaras N95/PFF2, em caso de necessidade;
5 – Aumento na equipe de higienização e capacitação deste público pela Vigilância Sanitária;
6 – Higienização intensa em corrimãos, maçanetas, mesas e banheiros;
7 – Disponibilizar todas as medidas tomadas, além de orientações de prevenção no site fimec.com.br;
8 – Promover, através de recursos de áudio, aviso com indicações de prevenção e orientações para o público nos três idiomas;
9 – Reforçar fortemente a conduta dos expositores e visitantes para que não compartilhem objetos pessoais;
10 – Contratação de UTI móvel com médico, enfermeiros e técnicos especialistas;
11 – Reforçar fortemente a conduta de expositores para que não tenham em seus estandes: chimarrão, oferta de alimentos em bandejas (neste caso, os mesmos deverão ser embalados individualmente e lacrados) e, em caso de oferta de bebidas, somente em copos descartáveis e de uso individual.

- A Fimec 2020 também contará com um contêiner, que será instalado em frente à entrada da feira. "Neste espaço, todas as pessoas que estiveram nos últimos 14 dias em alguma viagem internacional ou nos países que integram a lista de monitorados pelo Governo Federal serão avaliadas. Se não apresentar nenhum dos sintomas, poderão visitar a feira normalmente. Caso alguém apresente algum dos sintomas, receberá as devidas orientações e será encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde", conta Marcio Jung, diretor-presidente da Fenac.

Sobre a Fimec: a 44ª Fimec é uma realização da FENAC S/A e conta com patrocínio da Sicredi Pioneira RS e Transduarte. A feira ainda tem apoio da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo e das entidades setoriais: ABICALÇADOS, ABIACAV, ABQTIC, ABRAMEQ, ACI-NH/CB/EV, AICSUL, ASSINTECAL, CICB, FIERGS, IBTEC e SEBRAE/RS.

SERVIÇO
Evento: 44ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes)
Data: 10 a 12 de março de 2020
Horário: 13 às 20 horas
Local: Fenac - Novo Hamburgo/RS, Brasil
Mais informações: acesse www.fimec.com.br e acompanhe nas redes sociais @feirafimec