Home > Notícias
24/04/2019

Lideranças calçadistas de São Paulo saem de audiência com o governador João Doria com ânimo renovado; encontro foi intermediado pela Couromoda

Intermediada pela Couromoda, a audiência entre o governador de São Paulo, João Doria, e líderes empresarais do setor calçadista de São Paulo gerou bons resultados e traz perspectivas positivas para o segmento a médio e longo prazos. Os presidentes das entidades patronais dos clusters de Franca, Jaú e Birigui, além de nove empresários do segmento, foram recebidos dia 24 de abril, no Palácio Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo.

Como aquecimento para esta audiência, durante um almoço que foi oferecido pela Couromoda, as três comitivas fizeram todo o alinhamento das pautas que foram apresentadas ao governador. Tudo isto, para que a audiência acontecesse de forma eficaz e eficiente. Ponto em comum: todos estavam em concordância que o grande objetivo era de apresentar ao Governador toda a situação econômica que o setor vem sofrendo nos últimos cinco anos, principalmente frente a guerra fiscal entre os estados, e solicitar apoio do mesmo para que o setor possa ter um cenário mais promissor para ter fôlego para enfrentar a atual situação econômica.

Participaram da audiência, também, a Secretária de Desenvolvimento Econômico Patrícia Ellen da Silva, o Presidente da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP), o francano Wilson Mello, a Presidente da Cetesb Patrícia Lemos e alguns assessores.

Receptividade
A comitiva foi extremamente bem-recebida pelo Governador e sua equipe no Palácio. Doria garantiu estar aberto a apoiar o segmento, uma vez que ele é um dos dez segmentos setores econômicos de maior importância do Estado de São Paulo. O presidente da Couromoda, Francisco Santos, elogiou a disposição do governador de receber a comitiva e reiterou sua confiança na parceria entre o setor público e a indústria calçadista.


Francisco e Jeferson Santos, da Couromoda, intermediaram o importante encontro 

O presidente do Sindifranca José Carlos Brigagão, apresentou a pauta de assuntos que incluiu o ICMS (avaliação da alíquota, ampliação de prazo de pagamento e convênio concessivo), o IPT de Franca (continuidade) e a execução de Censo Empresarial do Setor.

No tocante ao ICMS, principal foco do encontro, o empresário francano Giuliano Spineli Gera, proprietário da PG4 Galleria, retratou os impactos macroeconômicos e comportamentais que estão afetando de forma avassaladora as empresas calçadistas do estado de São Paulo. 

O governador João Dória propôs aos envolvidos que adotassem a mesma sistemática que foi feita com o segmento automotivo e que gerou bons resultados. "As empresas de São Paulo têm que estar prontas para enfrentar a globalização e não apenas seus concorrentes nacionais", avaliou. Doria sugeriu a constituição de um comitê de estudos entre o segmento calçadista (três Polos) e com o Governo Estadual (Presidente do InvestSP e a Secretária de Desenvolvimento), e se necessário até contratação de suporte de Consultoria (que pode ser indicada pela Secretária, pois é uma de suas expertises, com dezoito anos de experiência) que montasse uma plano de trabalho alicerçado em seis pilares:

# Triburário
# Financiamentos
# Infraestrutura
# Ciência, Tecnologia e Inovação
# Qualificação e mão de obra
# Desburocratização e atratividade de investimentos

O desafio proposto foi o de montar todo este plano de trabalho em sessenta dias, pois o Governador quer o mesmo todo elaborado e com os diagnósticos, cenários e plano formatado, para ser apresentado no dia 01 de julho de 2019, às 17h no Palácio dos Bandeirantes. E, partir daí, colocar em prática as ações. 

A atividade já tem data para acabar, mas para começar também. Dia 30 de abril de 2019 às 14:00h, o presidente do InvestSP estará em Franca, bem como nos polos de Jaú e Birigui, com o  objetivo de dar início as atividades e formar o Comitê de forma oficial. "Agora, então, é mãos-à-obra. Dia 01 de Julho de 2019 pode ser a data em que novos ventos, para nosso segmento, possam soprar a favor", concluiu Brigagão do Couto.

MEMBROS DA COMITIVA CALÇADISTA

Franca:
José Carlos Brigagão do Couto – Presidente do Sindifranca + Calçados Sândalo S/A.
Paulo Roberto Nunes Coelho – Vice-Presidente do Sindifranca + Presidente Calçados Mariner Ltda.
Carlos Antônio Barboza Cortez – Vice-Presidente Sindifranca + Diretor D`Milton Calçados Ltda.
Giuliano Spinelli Gera – Pres. Instituto Cidade do Calçado + Diretor PG4 Ind. de Calç. e Artef. Ltda.
Carlos Roberto de Paula – 2º Secretário do Sindifranca + Diretor Industria de Calçados Kissol Ltda.
Fábio Moreira – Gestor de Negócios do Sindifranca

Birigui:
Samir Nakad - Presidente do SindiBiriguí + Sameka Modas Ltda
Anderson Pontes Jr - Diretor do SindiBiriguí + Fiveltec Ind de Componentes
Renato Ramires - Diretor do SindiBiriguí + Plug Calçados

Jaú:
Caetano Bianco Netto - Presidente do SindiJaú
(Futuro Presidente Institucional da Abicalçados)

Couromoda:
Francisco Santos - Fundador e Presidente
Jeferson Santos - Diretor Geral