Home > Notícias
08/03/2019

Micam apresentou a moda para o inverno

Estão contabilizados os números finais da Micam de fevereiro, que apresentou as novidades de milhares de marcas de calçados e acessórios para o inverno no hemisfério norte, coleções que costumam influenciar os lançamentos do segmento para o outono-inverno 2020 no Brasil. O s dados divulgados pelos organizadores falam de mais de 43 mil visitantes. "No entanto, se contarmos apenas a entrada, registramos um aumento global de 2,5%, incluindo um aumento na presença de italianos, que compensa o declínio no número de visitantes estrangeiros”, comenta a presidente da associação Annarita Pilotti.

A feira registrou a diminuição de visitantes de mercados históricos, como Rússia, França e Alemanha, com uma redução de dois dígitos. A Espanha, por outro lado, está bem estabelecida como o principal país de referência, com um aumento de visitantes de 10%. Ainda melhor fizeram os Estados Unidos (+35%) e o Canadá (+38%), apesar da contemporaneidade do evento concorrente na América do Norte. Esta é a análise dos dados oferecidos por Pilotti, para sua última Micam como presidente: “Muda a dinâmica da visita de compradores, que têm cada vez menos tempo disponível, e funciona a promoção no país nacional da Micam que já não é apenas uma plataforma de negócios essencial para as empresas, mas também um agregador de tendência e novos consumos".

A Micam contou com a presença de 1.304 expositores, dos quais 716 eram italianos e 588 estrangeiros. Muito importante a presença brasileira que superou as 50 empresas presentes, coordenadas como sempre pela Abicalçados e pela Apex. Quanto à Itália, o setor de calçados vale mais de 14 bilhões de euros, emprega 76,6 mil funcionários e exporta 85% da produção.

Falando apenas de exportação, o vice-presidente italiano Luigi Di Maio, em pronunciamento na inauguração do evento, anunciou novos investimentos: “A situação econômica é muito delicada, com a guerra de tarifas que preocupa. É por isso que alocamos 140 milhões de euros para 2019 e o mesmo montante para os anos seguintes, para dar o máximo apoio à internacionalização e exportação das excelências Made in Italy, onde o calçado desempenha um papel importante”.

A próxima edição no calendário ocorre de 15 a 18 de setembro de 2019, para a apresentação das coleções para o verão de 2020. E também será o 50º aniversário do evento.

Confira abaixo algumas imagens de desfiles realizados na MIcam de fevereiro.

Leia também:
Mipel, um evento verdadeiramente internacional, registra incremento de visitantes europeus
Após negociações, presidente norte-americano Donald Trump adia aumento de imposto para produtos chineses
Farfetch conclui a aquisição da plataforma Stadium Goods
Especializada em artigos infantis, Asso compra a marca italiana Keys e expande atuação no mercado