Home > Notícias
04/11/2021

Nexo Governança Corporativa promove evento presencial sobre sucessão

O primeiro evento presencial do Nexo Governança Corporativa aconteceu na manhã de 28 de outubro para uma plateia de famílias empresárias no salão Topázio do Hotel Swan Tower, em Novo Hamburgo. Os convidados tiveram a oportunidade de conhecer ainda mais o trabalho do grupo, além de acompanhar as palestras do evento, com destaque para o case de sucessão da Calçados Bibi.

A primeira parte do encontro foi com a apresentação dos membros da diretoria do Nexo e a fala das representantes do IBGC, Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, Valéria Café e Cristina Bianchi, que conduziram explanação sobre a as iniciativas da entidade e sobre o Caderno de Sucessão para Empresas Familiares. E a sucessão foi justamente a pauta principal da conversa entre pai e filha: MarlinKohlrausch, presidente do Conselho da Calçados Bibi, e Andrea Kohlrausch, atual CEO da empresa.

A jornada de sucessão da Calçados Bibi envolveu um planejamento que levou sete anos e culminou com a indicação de Andrea para a presidência, para mandato de quatro anos. Ressaltando que a sucessão é uma trajetória, e não um evento isolado, Marlin destacou as demais estruturas fortalecidas no processo, como o Conselho Consultivo, que hoje tem atuação forte na Bibi e a presença de conselheiros independentes. Ao refletir sobre os desafios de “passar o bastão”, ele ponderou que se apenas 30% das empresas familiares chegam à segunda geração e somente 5% à terceira, falta especialmente a cultura para tratar da sucessão. “É um exercício de longo prazo, e o líder precisa preparar a cabeça”, considera Marlin.

No processo, Andrea destacou documentos que foram criados e embasam a governança na empresa, como o acordo de sócios e o Código de Conduta e Ética. Além disso, sistemas de avaliação e autoavaliação foram implantados para acompanhar os resultados das principais lideranças da Bibi, e também da performance do próprio conselho.

O encontro aconteceu com o patrocínio de Sicredi, PWC, Grupo Krause, BrSupply Suprimentos Corporativos, Charneski Advogados, Ruberloss, Sinosplex e JuenemannGovCorp. Teve apoio de Scheid Esquadrias e a parceria do FBN Brazil – Family Business Network.

Sobre o Nexo
O Nexo Governança Corporativa é uma associação criada em 2020 com foco nas boas práticas da governança familiar e corporativa para famílias empresárias. Com o propósito de informar, capacitar e conectar famílias empresárias, o grupo atua no debate de ideias com nomes relevantes do mercado e integração entre os membros do grupo, atualmente com cerca de 50 integrantes. As atividades principais são as reuniões mensais, a cada edição com uma pauta relevante e instigante, e a produção do podcast NexoCast, que já conta com 34 episódios no ar, nas plataformas digitais, feito em parceria com a Rádio União. O programa, que busca desmistificar a governança e suas ferramentas, já recebeu em um ano e meio nomes como Luiza Helena Trajano, Jorge Gerdau Johannpeter, William Ling, Nelson Sirotsky, Antônio Kandir, Pedro Bartelle, Leandro Melnick, Sônia Hess, Chieko Aoki, José Galló, entre muitos outros.

O Nexo tem patrocínio de IMED, Privatto Family Office, Charneski Advogados e BrSupply Suprimentos Corporativos. Os parceiros institucionais do grupo são FBN e StartSe e os apoiadores do grupo são Dinamize Automation, SPR, RV Advogados, Swan Hotéis e Helena Schmidt Desenvolvimento Humano.