Home > Notícias
28/09/2018

Fusão das lojas de departamentos alemãs Karstadt e Kaufhof cria gigante de € 5,4 bi

A união faz a força e faz nascer o terceiro maior varejo europeu de moda e acessórios, atrás somente do El Corte Ingles e da Marksand Spencer. São as lojas de departamentos alemãs Karstadt e Kaufhof, que estão cruzando empresas e estratégias, transformando-se num gigante de 5,4 bilhões de euros.

A fusão foi resultado do acordo já assinado entre Rene Benko, proprietário da Karstadt (através da sua holding austríaca Signa, que detém 50,1% da nova empresa) e da Hudsons’s Bay Company, proprietária canadense da Kaufhof (a que correspondem os restantes 49,9%).

A médio prazo, estão previstos fechamentos nas cidades onde ambas as marcas estão presentes, que ao todo têm 243 lojas, além do corte de 5.000 dos 20.000 empregos em Kaufhof e reduções salariais para os demais empregados.

O novo grupo será liderado pelo CEO da Karstadt, StephanFanderl. Os representantes da Hudsons’s Bay assumirão posições no conselho de supervisão, enquanto a Signa Holding ocupará a maioria das atividades operacionais e metade das propriedades da nova empresa.

Kaufhof e Karstadt não divulgaram comentários, enquanto no portal Business of Fashion, Helena Foulkes, CEO da Hudson’sBay, afirmou que a joint venture foi decidida para “criar mais valor para os acionistas”, dando vida a “uma plataforma operacional melhor na Europa”.

Leia também:
China: chegam as lojas “falsas” mauro@gbmcomunica.com.br
Distribuidores e varejistas de calçados dos EUA criticam política de Trump que prevê sobretaxar mais produtos chineses
Empresário chinês Jack Ma dá adeus ao gigante do e-commerce Alibaba
Detentor da Zara, grupo Inditex atinge € 1,4 bi de lucro no primeiro semestre