Home > Notícias
07/02/2018

Nova loja Azul Calçados em Valinhos oferece inovações ao consumidor

A Azul Calçados inaugurou em Valinhos/SP, no dia 15 de dezembro, uma loja que oferece inovações ao consumidor e acompanha as transformações do varejo mundial. Vitrines abertas e oitomesas ou ilhas de valorização que facilitam o acesso do consumidor aos produtos estão entre as características do projeto-piloto, que servirá de referência para outras unidades da rede, tanto atuais quanto novas.
“O consumidor pode pegar os produtos nas mãos e verificar todos os detalhes antes de decidir-se por um ou outro”, afirma o diretor AntonielMarrachineLordelo. Conforme ele, o ambiente sem barreiras é parte de uma nova forma de comunicação com o público e muito utilizado por magazines, cujas vendas, inclusive de calçados, não param de crescer.

Para Antoniel, o varejo vem mudando e as lojas precisam se adaptar aos novos tempos com criatividade e inovação. “A ida a um shopping ou a uma rua de comércio pode render informações importantes nesse momento de transformações. Cabe ao lojista verificar as que adequam-se ao seu negócio e utilizá-las”, explica.

O lojista destaca que o objetivo maior das inovações é atender aos anseios do consumidor, que a todo momento quer novas opções para os pés e prioriza ambientes de compras que lhe ofereçam experiências positivas. Em sintonia com essa realidade, a equipe de compras da Azul faz um trabalho especial de pesquisa durante as feiras, buscando identificar produtos que possam ser diferenciais nas lojas e, desta forma, atrair os clientes.

“Na Couromoda 2018, conhecemos novidades importantes em diversas empresas, como no estande da Beira Rio, cujas sapatilhas e tênis Moleca com estampa xadrez micro e botas com cano/meia de neoprenee malha prometem ser grandes hits do próximo inverno. Por isso, antecipamos a programação de compras e adquirimos um volume de produtos que somente compraríamos ao longo do semestre”, afirma.As informações de moda obtidas durante as feiras são distribuídas a todos os setores da loja, para que tomem conhecimento e utilizem-nas na qualificação do atendimento aos clientes.

Gestão, meritocracia e indicadores
Há cerca de três anos, a Azul Calçados adotou um novo modelo de gestão. Com o apoio de uma consultoria especializada, implantou ferramentas de gestão, definiu padrões para todas as funções, criou normas e procedimentos e investiu na geração de indicadores de desempenho em todas as áreas. As informações permitem que a direção acompanhe em tempo real os resultados e tome decisões mais assertivas.

“Com a profissionalização, Demonstrativo de Resultados (DRE), margem de contribuição, indicador Ebitdae outros recursos passaram a fazer parte da rotina administrativa da empresa e norteiam decisões de compra e investimentos em geral”, acrescenta.
Um dos destaques da nova gestão é a valorização da chamada meritocracia, em que cada gerente ou funcionário é remunerado de acordo com seu desempenho. “Com a nova legislação trabalhista, podemos pagar bônus aos que atingem e superam as metas de vendas”, enfatiza Antoniel.Para ele, pessoas são muito importantes para a empresa, por isso também precisam ser treinadas, receber oportunidades e utilizar recursos tecnológicos que potencializem o seu desempenho, como o aplicativo Treinalojas, lançado recentemente pela Ablacpara qualificar o treinamento de vendedores das lojas associadas.

“A tecnologia é fundamental neste momento, mas as pessoas são ainda mais”, destaca o lojista de Itu/SP. Conforme ele, no varejo atual tudo precisa ser novo para que resultados melhores possam ser alcançados. “Não adianta mais fazer com era feito antes”, alerta.
Projeções para 2018

Em sintonia com as projeções da Ablac, Antoniel pretende crescer 3,5% em 2018. “É um ano de eleições, Copa do Mundo e muitas incertezas em relação às reformas da previdência e política, mas, fazendo a lição de casa, acreditamos que poderemos achar o caminho no segundo semestre e ter um fim de ano muito bom”, afirma o lojista, que destaca o fato de a economia ter se descolado da política e vir apresentando números positivos crescentes.

Aposta em franquias
Além de oito unidades da Azul Calçados, AntonielMarrachineLordelo dirige uma franquia da Usaflex no Shopping Iguatemi em Sorocaba/SP, cujos números de vendas são positivos. Por isso, outras duas unidades devem ser abertas este ano, em Jundiaí e no Park Shopping São Caetano. “É um formato que permite oferecer uma experiência diferenciada ao consumidor e que por isso vem tendo seu reconhecimento”, finaliza.