Home > Notícias
03/12/2018

Nova iniciativa do Grupo Couromoda foca no mercado da longevidade, 3ª maior economia do planeta; 14 de janeiro, assista palestra sobre o tema

Os 51 milhões de brasileiros com 50 anos ou mais, que movimentam R$ 1,6 trilhão/ano em bens e serviços, são o alvo do novo empreendimento do Grupo Couromoda: a Longevidade Expo + Fórum, evento que vai aproximar empresas, consumidores e profissionais para um inédito encontro de relacionamento, negócios e troca de experiências sobre o segmento sênior.

O mercado da longevidade já é apontado como a 3ª maior economia do planeta, com quase 1 bilhão de pessoas no mundo, segundo a ONU. Grupo demográfico que mais cresce no mundo, os 50+ estão gerando mudanças de comportamento também no Brasil. Os atuais 51 milhões de sêniors de hoje saltarão para 70 milhões em 2030, segundo projeções do IBGE, numa clara demonstração de que o envelhecimento da população brasileira vem ocorrendo em ritmo mais acelerado do que a média mundial. Em pouco tempo o Brasil terá mais maduros do que crianças e adolescentes até 14 anos, situação que já começa a impactar a sociedade e a economia.

Para as empresas, que começam a despertar para a necessidade de entender as demandas e aspirações do consumidor sênior, estas mudanças abrem imensas oportunidades de negócios. A pesquisa “Tsunami 60+”, apresentada em outubro de 2018 pela consultoria Hype60+e pela Pipe.Social, mostrou que 45% dos consumidores 50+ se ressentem da falta de produtos e serviços adequados às suas aspirações. Entre as categorias mais demandadas estão vestuário, calçados e acessórios (56%); alimentos para necessidades específicas (40%); opções de turismo (36%); soluções para adaptação da casa (28%); produtos de beleza e higiene pessoal (27%), entre outros.

Palestra mostrará potencial do consumidor sênior
Visando chamar a atenção dos empresários para o potencial do mercado sênior, a Couromoda programou uma apresentação sobre “O poder da economia da longevidade no setor de calçados e moda”. A palestra acontecerá no dia 14 de janeiro (primeiro dia da feira), das 17h30 às 18h, no palco do Fórum Couromoda. Confira programação completa do Fórum Couromoda aqui.

Bete Marin, diretora da Hype60+, e Clarice Herzog, fundadora da Clarice Herzog Associados, instituto de pesquisas e estudos qualitativos, apresentarão os principais dados da pesquisa “Tsunami 60+”,realizada em cinco capitais brasileiras e complementada por sessões de “focus group” com consumidores 50+ das classes A/B e C/D. O estudo traça o perfil do novo consumidor maduro, que está vivendo mais, com mais qualidade de vida, cada vez mais ativo e que faz planos para o futuro. A análise destacar ainda que, apesar de sua força econômica, o grupo sênior se considera “invisível” para as empresas e suas marcas.

Longevidade Expo vai atuar em todos os setores
Atento ao impacto social e ao fortalecimento do mercado sênior, o Grupo Couromoda já está trabalhando na realização da Longevidade Expo + Fórum, que reunirá empresas dos mais variados setores e consumidores 50+, criando novos canais de relacionamento, negócios e conteúdo focado em qualidade de vida e bem-estar.

Marcado para 28 de setembro a 1º de outubro 2019, em São Paulo, e coincidindo com o Dia Internacional do Idoso, o evento apresentará novidades em áreas tão diversas quanto casa& consumo; turismo, lazer & entretenimento; finanças, seguros & trabalho; saúde & bem-estar; moda & beleza; alimentação & gastronomia; educação & conhecimento.Será uma oportunidade para as marcas mostrarem inovação e praticidade em produtos e serviços, assim como para estabelecer conexão direta com os consumidores. “O evento será uma vitrine de novidades, momento de experimentação e canal de vendas, incentivando as empresas e suas marcas a se posicionarem claramente frente a este mercado, ampliando e inovando sua forma de atender a clientes mais maduros e exigentes”, destaca Ana Jussara Leite, diretora do projeto.

Além da área de feira,um conjunto de congressos, palestras e painéis debaterá os desafios da longevidade para a sociedade e a economia, bem como as oportunidades que se abrem para quem está vivendo mais e melhor. Já está confirmada a realização do Congresso da Longevidade Seguros Unimed, organizado por esta que é uma das mais importantes seguradoras do País. Entre feira e fórum, a expectativa é receber 25 mil visitantes em quatro dias.

Os 50+ já representam quase 20% do consumo nacional. “As marcas que não enxergarem o poder dos maduros correm o risco de perder preferência, fidelidade e um oceano de oportunidades”, afirma Bete Marin, diretora da consultoria Hype60+, parceira da Couromoda nesta iniciativa. “Nos EUA, grandes organizações estão pegando carona nessa nova onda e é notório o protagonismo dos maduros nas estratégias de marketing. No Brasil, a maioria dos empresários ainda não sabe bem como incluir os50+ em suas ações comerciais e de promoção. Para essas empresas a Longevidade Expo + Fórum será uma oportunidade muito especial, pois se trata de um evento dirigido, com todo suporte para aproximar fornecedores e consumidores, estabelecendo novos canais de contato”.

Para saber mais sobre Longevidade Expo + Fórum
A direção da Couromoda e a equipe gestora do evento estarão à disposição para apresentar o novo empreendimento aos empresários de calçados, acessórios e moda, durante todos os dias da Couromoda 2019, no estande da Direção da feira e em estande próprio da Longevidade Expo+Fórum, na Avenida 6/29.
www.longevidade.com.br