Home > Notícias
15/05/2019

Sistema de Gestão da Inovação do IBTeC evolui e passa a ter acesso gratuito

O Sistema de Gestão da Inovação – SGI, plataforma de apoio a indústrias e empresas de serviços de todos os segmentos criado há três anos, criado pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC, está em constante evolução . A novidade é que agora ele é público – as empresas podem acessar e utilizar o sistema gratuitamente.

Com a criação do Canal de Ideias, as empresas agora podem registrar suas demandas de inovação em produtos ou serviços e a ferramenta permite o acompanhamento em tempo real de cada passo do projeto, e a interação entre a empresa e a equipe do IBTeC.

Para participar do SGI, basta fazer login no site www.ibtec.org.br, registrando sua demanda. Na sequência, a equipe do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) buscará formas de viabilizar a ideia, desde a pesquisa de tecnologias de apoio, passando por busca de fornecedores e de recursos para o financiamento das inovações

A agilidade do processo acontece porque a plataforma trabalha a partir da união de empresas que já têm soluções prontas e, que agregadas, podem gerar um novo produto ou processo.

A decisão de oferecer uma plataforma de desenvolvimento de inovação, em 2016, surgiu da constatação de que o setor calçadista ainda investe pouco na busca por inovações, tanto em produtos quanto em processos. Com 40.000 empresas, a cadeia coureiro-calçadista brasileira gera em torno de 900 mil empregos. Em 2018 o setor produziu 944 milhões de pares de calçados.

Um dos gargalos do segmento está justamente na inovação – dados do IBGE dão conta de que o setor representa apenas 3% de toda inovação gerada na indústria de transformação no Brasil. A resposta para esta situação “pode estar na falta de estrutura de pessoal. O que nós queremos é proporcionar às empresas que elas fiquem focadas no seu fim, e que deixem para o IBTeC a tarefa de pesquisar para agregar valor ao setor”, afirma o presidente executivo da instituição, Paulo Griebeler.

Treinamento para lojistas de calçados no sistema EaD
Outra novidade que o IBTeC lançará é uma plataforma de treinamento para lojistas de calçados. A proposta é que as 60.000 lojas de calçados registradas no país possam treinar suas equipes de vendas, com informações que vão desde a construção dos calçados, até os componentes que tornam um calçado específico, como de conforto, ou performance.

Entender a necessidade do cliente, para que a venda seja mais técnica, é uma das propostas do programa do curso, que será oferecido na modalidade EaD. Entre os tópicos que serão abordados estão características de materiais – melhor solado para cada atividade, por exemplo.