Home > Notícias
02/02/2018

“Somos todos influenciadores digitais”, diz o consultor Rafael Terra

Rafael Terra comandou uma palestra intitulada “Influenciadores Digitais: quem são e como engajá-los” e falou para um auditório lotado sobre as figuras que ganham cada vez mais espaço e importância na era digital.

Rafael é consultor, palestrante, jornalista especializado em Marketing Digital e CEO da Fabulosa Ideia, primeira agência de Social Media e Marketing de Conteúdo do Rio Grande do Sul e iniciou sua apresentação falando sobre rupturas. “É necessária uma real inserção na mudança de hábitos que vivemos nos dias de hoje. A geração Millennial não conhece mais ícones de alguns anos atrás. Tente falar, por exemplo, do Pedro Bial para um jovem de 14 anos. Ele não sabe mais quem é. Mas, sabe de todas as campanhas ou fotos viralizadas na internet nos últimos meses”.

O palestrante seguiu falando sobre as possibilidades de uso da tecnologia disponível nos dias de hoje e das transformações que ela pode trazer para a realidade e as relações comerciais. “É um fato, pessoas compartilham mais outras pessoas do que logos então é preciso entender que todos somos influenciadores digitais”

“As pessoas buscam pessoas, pois se identificam com isso. Portanto, além dos já conhecidos digital influencers, é legal notar que colaboradores e clientes são ótimos influenciadores e muitas empresas pulam essa fase por não entenderem que o compartilhamento começa dentro de casa”, continuou.

Rafael apresentou diversas ações possíveis com estes agentes que podem gerar engajamentos importantes para as marcas e citou tendências. “O cliente é essencial, ele ajuda a divulgar um produto ou um serviço quando se encanta com ele. Mas, é preciso dar um motivo para que ele o faça. As boas práticas com o marketing digital são essenciais e incluem estratégias criativas.

Os embaixadores também são tendência para os próximos anos, ao invés de contratar um digital influencer, as empresas buscarão embaixadores, pois eles podem ser a cara exclusiva da marca no longo prazo, o que não acontece com os influenciadores contratados”, explicou o consultor.

Por fim, Rafael Terra falou sobre experiências. “ Nos dias de hoje, as pessoas têm sede por experiências. E isso é um ciclo que se completa com a tecnologia, pois é preciso colocar marca nesta experiência. Por isso, para engajar um público de uma maneira ampla e efetiva é importante que se criem momentos e motivos que despertem nas pessoas vontade de compartilhar um momento”.

“Para fechar, quero pontuar que um trabalho bem feito com as mídias sociais é um dos principais segredos das marcas vencedoras. Hoje em dia não se é mais uma opção e sim uma necessidade”, encerrou o consultor.