Home > Notícias
09/08/2019

Yue Yuen: lucro diminui mais de 20% em trimestre e liga luz de alerta

Os tênis, responsáveis por 41% do faturamento da Yue Yuen, continuam liderando e liquidam as contas de um trimestre, o primeiro de 2019, que ofereceu alguns desafios complicados ao gigante chinês, referência de produção das principais marcas esportivas do mundo.

Nos três meses, encerrados em 31 de março de 2019, a Yue Yuen Industrial (Holdings) Limited registrou receita de 2,48 bilhões de dólares, um aumento de 8,4%. O lucro diminuiu 20,9%, para 75,5 milhões de dólares, devido à redução da participação nos lucros de empresas associadas e joint ventures, assim como maiores encargos financeiros.

As receitas geradas pela produção de calçados aumentaram 6,4%, para 1,28 bilhão de dólares, com 81,7 milhões de pares produzidos (+6,7%) e um preço médio de venda estável em 15,72 dólares por par. A venda de "calçados esportivos" subiu 8,4%, enquanto os calçados casuais e de esportes ao ar livre perderam 4,8%.

No relatório trimestral, vemos como a redução no lucro bruto da atividade manufatureira se deve principalmente a flutuações de pedidos, assim como investimentos no setor manufatureiro para otimizar o crescimento sustentável, incluindo níveis mais altos de automação e a estreia do SAP ERP (Enterprise Resource Planning/Planejamento de Recursos Empresariais), que resultou em ineficiências temporárias em algumas plantas de produção.

Por fim, uma nota sobre a guerra tarifária entre os Estados Unidos e a China com o consequente ajuste (processo em curso) de produção pela Yue Yuen "em resposta às mudanças nas estratégias de fornecimento de alguns clientes da marca", escreve o gigante chinês.

Leia também:
Calçados outdoor serão os novos "tênis" do setor?
Louis Vuitton e Dior impulsionam gupo LVMH que, pela primeira vez, supera 25 bilhões de euros em um único semestre
Bayer vende Dr. Scholl para o fundo Yellow Wood Partners por US$ 585 milhões
Gigante dinamarquesa ECCO recupera o couro (e não apenas isso)